sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Primulas ! indispensáveis nos vasos e nos jardins nesta época

Queridos amigos,

Não posso deixar passar esta época sem falar de uma das minhas flores favoritas, a primula, e uma flor alegre, simples e que faz um efeito extraordinário na sua varanda ou terraço, em vasos, floreiras, cestos suspensos, pode ser uma excelente opção para as floreiras de janela, também resulta bem como planta de interior e pode substituir as flores de corte, nos jardins é excelente  para bordaduras, taludes, etc.

O dificil é escolher a cor, há tantas e tão bonitas, confesso que não lhes resisto, fazem verdadeiros arco-iris nos jardins !
Andei a pesquisar imagens de primulas e o mais dificil foi parar, há tantas imagens lindas de primulas no Pinterest !!

 Gosto delas de todas as cores..ficam lindas até como centro de mesa
 Dificil é escolher..
 Quem resiste a este azul..

 E cor-de-rosa ?


 E roxo ?

 E encarnado ?
 E amarelo ?


 
Até gosto delas todas juntas !!


 Em cestos ficam lindas


 O efeito é lindo quer seja no jardim ou em vasos


Para quem quer saber mais

Primula acaulis
Família: Primulaceae
Origem: Europa
Nome vulgar: Prímula
Ciclo de vida: Anual
Propagação: Por semente
Época de plantação:Outono/ Inverno
Época de Floração: Outono/Inverno/Primavera
Cor de floração: Cor de laranja, amarela, encarnada, roxo, lilás, branca, bordeaux, rosa, azul anil, etc
Altura: até 20 cm
Distância de plantação mínima: 20 cm
Condições de cultivo: Sol, meia sombra, qualquer tipo de solo desde que bem drenado, resiste ao frio mas não aguenta bem as geadas.
Utilização: Bordadura, vaso, floreira
Manutenção: Regas regulares sem excesso de água, para prolongar a floração devemos ir removendo as flores secas e velhas. O seu nome inglês “primrose” vem do facto de ser uma das primeiras flores de primavera em Inglaterra, em Portugal é das primeiras a florir no Inverno, pois os nossos Invernos assemelham-se às primaveras inglesas.

Gostam de primulas ?
Já plantaram as vossas ?
Espero que sim !

Para se habilitarem a ganhar um kit LIFE IN A BAG é

AQUI

Obrigado pela visita
voltem sempre
Até breve
Teresa

Imagens : via Pinterest

21 comentários:

  1. Adoro primulas e fiquei com vontade de comprar umas pare renovar os vasos cá de casa!
    Os seus posts são sempre bastante informativos. Obrigada.
    Inês
    perfect-home.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que querida Inês, ainda bem que gostou e espero que lhe seja útil ! bjs

      Eliminar
  2. Olá Teresa,
    São todas LINDAS!
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Silvia, eu adoro primulas e acho que são indispensáveis nesta época ! bjs

      Eliminar
  3. São lindas, mas já desisti de as ter. Os caracóis devoram-mas todas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla, pois elas são "tenrinhas" coloque cinza por cima do sitio onde as planta, acho que eles não gostam ! bjs

      Eliminar
    2. Obrigada pela dica, vou experimentar! Um beijinho

      Eliminar
  4. Olá Teresa.
    Lindas mesmo!
    Desconhecia o seu nome, já tive, de momento não tenho nenhuma mas fiquei tentada a comprar. Apetecia ter uma de cada côr. Adorei todas as postagens.Obriagad.
    Bom fim de semana
    Paula Cortez

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula, um ano fiz na RTP uma bordadura com riscas de primulas azuis, amarelas, cor-de-rosa, encarnadas e brancas ficou lindo ! compre de várias cores e vai adorar. bjs

      Eliminar
  5. São lindas Teresa <3
    Adorei esta publicação.
    Sabe dizer-me onde posso encontrar para compra?

    Muito Obrigada :)
    Um grande beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anne, hoje estive na Viplant em Porto Salvo e havia dezenas delas de todas as cores ! onde vive Anne para eu a poder ajudar ? bjs

      Eliminar
  6. Boa tarde Teresa!
    Por vezes passo por aqui, mas hoje não resisti a comentar. Adoro primulas! Mas, só hoje pelo seu blog, percebi o porquê das várias vezes que as comprei me morriam sempre... até que desisti. O que me acontecia é que as comprava em Abril/maio (quando as via mais bonitas) e ao traze-las para o terraço murchavam de um dia para o outro, eu "encharcava-as" com rega, arrebitavam, e depois, com receio de as perder, regava-as demais e acabavam por morrer por excesso de água... e como eu ficava triste! Adoro as cor-de-rosa e as azuis contornadas de branco de olho branco ou amarelo, ou as brancas, as amarelo desmaiado, as lilazes...lindas, lindas...
    Aoesar de ter o seu belo livro, fiquei só agora a saber que são plantas da época em que estamos.Fico contente e agradecida.
    Veramaria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Vera ! pois é muitas vezes quando desconhece,os o ciclo de vida das plantas e a época de floração, somos enganos pelos Gardens que as têm todo o ano mas com floração forçada, se as plantar agora tem flores até fevereiro Março.
      Um beijinho e volte sempre

      Eliminar
  7. Um encanto!
    Bom fim de semana para si ,amiga Teresa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado querida maria, é sempre bom encontrá-la por aqui ! bjs

      Eliminar
  8. Olá Teresa! As primulas das fotografias que seleccionou são LINDAS. Deram-me vontade de colocar algumas no meu jardim! beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Evelyne, as primulas são sempre lindas e uma alegria no jardim no outono e inverno. bjs

      Eliminar
  9. Olá Teresa! Já vi que a sua imaginação no que toca a esta arte não conhece limites.... Gosto destas flores e são talvez as minhas preferidas! Este ano, para além dos habituais vasos e jardim, optei por também plantar inúmeras flores na minha horta, para poder colocar em jarras na Primavera!! Vamos ver como corre esta mistura de legumes e flores.... Depois venho aqui contar!! Como já tive oportunidade de referir, o seu blog é sempre visita matutina obrigatória... Uma boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado querida Manuela, é sempre bom ler os seus comentário e perceber que o meu blogue lhe é útil, também vou muito ao seu e adoro !
      bjs

      Eliminar
  10. Teresa,
    Minhas primulas estão com aspecto de secas, será que elas reanimam?

    ResponderEliminar
  11. Boa noite Teresa. Grato pela sua informação, adorei. Recentemente apaixonei-me por elas e não resisti a adquirir 3 exemplares mas já estou triste pois uma delas já está a ficar com as folhas amarelas. O que poderei fazer para solucionar este problema. Muito obrigado Cumprimentos

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os vossos comentários ! Muito obrigado e até breve